História do Tai Chi Chuan

O que começou como um sistema de artes marciais obscuro, floresceu nos anos recentes para se tornar um fenômeno mundial dos exercícios. Aulas de Tai Chi Chuan estão presentes em centros comunitários, casas de idosos, programas de recreação e em aulas de educação de saúde em vários países. 

 

Vamos examinar a natureza do Tai Chi Chuan para entender por que esse exercício atrai tanta gente ao redor do mundo. Tai Chi Chuan é uma série de movimentos, baseados em técnicas de defesa e ataque, realizados como uma sequência definida. Alguns observadores no passado chamavam de “boxe nas sombras” Chinês, uma vez que alguns socos e chutes eram reconhecidos.  É o ritmo lento e calculado destes movimentos durante a prática que o torna tão especial. 

 

Estudos científicos recentes indicam que muitos dos benefícios de saúde da prática do Tai Chi Chuan são oriundos dos movimentos lentos e a atenção aos aspectos físicos.  Os passos são graciosos, o mover do corpo é circular, fluido e relaxado. Temos elegância, sentido de leveza e equilíbrio nos movimentos e uma calma inefável expressa pelos praticantes. Há uma serenidade nos exercícios que pode ser vista até pelo mais despretensioso observador. 

 

Tai Chi Chuan é um exercício que pode ser praticado por indivíduos de oitenta, noventa anos e além. O Tai Chi Chuan se tornou uma das manifestações culturais chinesas mais reconhecidas, e possui raízes profundas na filosofia tradicional Chinesa e em exercícios de auto cultivo.

 

ORIGENS

 

As origens do Tai Chi são obscurecidas por histórias e lendas. Uma dessas lendas nos conta que um sacerdote Taoísta Chinês semimístico Zhang Sanfeng, que alguns dizem ter nascido em 960, 1247 ou 1279, foi o criador do conceito de artes marciais internas, e criou o Tai Chi Chuan. De acordo com a lenda, ele observou o ataque de uma garça contra uma cobra nas Montanhas de Wudang e foi inspirado pelas táticas de defesa da cobra. A cobra permanecia imóvel e alerta fronte a investida da garça, até que a atacou e mordeu fatalmente seu oponente. Esta cena serviu de inspiração para ele criar o padrão com 72 movimentos de Tai Chi Chuan. A filosofia Taoísta e os ensinamentos da Montanha Wudang foram passados adiante através de muitas gerações. Não existem registros históricos verificáveis até cerca de 300 anos atrás. Estes primeiros registros indicam que o Tai Chi Chuan nos leva até Chenjiagou, um pequeno vilarejo na Província de Henan, lar do clã dos Chen. Desde então, 19 gerações de praticantes do Estilo Chen mantiveram seu treino severo e altos padrões. Até o fim do século XIX, era um sistema de técnicas

restrito a membros da família. 


TAI CHI DA FAMÍLIA YANG

 

Na década de 1820 Yang Luchan começou os estudos do estilo Chen, e assim o fez por mais de dez anos. Suas habilidades de combate lhe concederam o apelido “Yang O Invencível”, eventualmente conseguindo um emprego na Cidade Proibida ensinando a Guarda Imperial Manchu. Ele desenvolveu o Tai Chi Chuan Família Yang, e começou a atrair a atenção da aristocracia, e como resultado ele e Wu Yuxiang começaram a reduzir a velocidade dos movimentos, tornando os movimentos mais regularmente ritmados e reservados, conveniente para praticantes mais contemplativos. 

Desde da década de 1840, a Família Yang começou a ensinar publicamente, na esperança de que a pratica diária do Tai Chi Chuan pudesse restaurar a saúde e o espirito oprimido dos companheiros cidadãos. Na década de 1950, o governo Chinês criou a popular Forma Simplificada 24 de Tai Chi da Família Yang e a propagou amplamente como um exercício de saúde.

 

Hoje em dia, estima-se que os praticantes de Tai Chi Chuan ao redor do mundo alcançam as dezenas de milhões. Tradicionalmente o Tai Chi Chuan é formado por 5 Estilos: Estilo Chen é o mais marcial, com golpes explosivos e movimentos sinuosos espiralados. Estilo Yang é o mais praticado pelo mundo, com posturas abertas, largas, ritmo lento e homogêneo.

 

Dois outros estilos foram desenvolvidos a partir do Estilo Yang inicial: um desenvolvido por Wu Yuxiang e Li Yiyu e difundido por Hao Weizhen; o outro foi criado por Quan You e Wu Jianquan. Eles são conhecidos como Estilo Wu/Hao e Estilo Wu, respectivamente. Finalmente, Sun Lutang combinou sua experiência em Baguazhang e Xingyiquan com Tai Chi Chuan para criar o Estilo Sun. 

 

– Texto extraído de: Guia de Estudos do Instrutor da Associação Internacional da Família Yang Tai Chuan